Lei Geral de Proteção de Dados

MEDIDAS TÉCNICAS – Dispositivos móveis

Por 24 de novembro de 20220, 3 de abril de 2023Nenhum comentário

Durante toda nossa série falamos sobre as recomendações, tratamos ações e recursos para aumentar a segurança dos dispositivos, incluindo dispositivos móveis. Porém a AND segmenta esse item, possivelmente para uma atenção especial e facilidade de compreensão do tema.

Quando falamos em dispositivos móveis estamos falando, por exemplo, em notebooks e smartphones, equipamentos que muitas vezes levam sua conta de e-mail configurada ou que podem conter informações e documentos confidenciais, sendo que estão transitando fisicamente a todo momento.

Recursos como criptografia de disco, que falamos no episódio 6, é um item indispensável para notebooks, já que garante o não vazamento dos dados armazenados em caso de furto ou roubo do equipamento, quando sua senha não é conhecida por terceiros. Mas, para garantir que sua senha não seja descoberta e seu dispositivo seja acessado, uma senha multi-fator para controle de acesso aos dispositivos móveis aumentará significativamente sua segurança.

Algo muito bem pontuado é a separação dos dispositivos móveis de uso particular daqueles de uso corporativo. Quando o profissional utiliza um equipamento pessoal para desenvolver suas atividades de trabalho, dificilmente a empresa terá segurança e controle daquele dispositivo, já que por ser de uso pessoal não estará aderente as regras de segurança da empresa.

Como recomendação adicional temos a implementação de soluções, que permitam apagar remotamente os dados armazenados em dispositivos móveis, não tão simples em caso de notebooks, porém mais comum em caso de smartphones.

Uma política que reflita a realidade da sua empresa, como tratado no episódio 1, com regras de salvamento de documentos e práticas de trabalho, pode evitar grandes dores de cabeça em caso de uma eventualidade.

Esteja protegido e conte com a RE9 para ajudá-lo a proteger suas informações.

Deixe seu comentário ou dúvida