Lei Geral de Proteção de Dados

MEDIDAS TÉCNICAS – Descarte seguro de materiais

Por 8 de novembro de 20220, 3 de abril de 2023Nenhum comentário

O descarte seguro de materiais é um tema sempre atual, apesar de estar presente desde que os dados começaram a ser organizados tornando-se informações, fazendo parte da humanidade.

Com a civilização e evolução das formas / necessidade de registro, o descarte passou a ser um tema preocupante já que informações confidenciais estavam impressas e necessitando de descarte seguro quando do seu desuso. Um recurso ainda muito utilizado, a fragmentadora, surgiu em 1935 na Alemanha, por Adolf Ehinger.

Com o crescente volume de papel e documentos, mas ainda com a necessidade de descarte seguro de documentos, surgem empresas especializadas no descarte através de incineração, com certificado sobre a segurança do processo. Inclusive alguns certificados devem constar sua destinação final, dada preocupação com meio ambiente.

Com o armazenamento de dados digitais nada mudou, além do descarte físico seguro das mídias de armazenamento, HD’s, Pend-Drive, Cd’s, entre outros, que leve em consideração o meio ambiente, existe a necessidade da limpeza lógica desses dispositivos, evitando que pessoas mal-intencionadas tenham acesso a essas mídias e recuperem dados confidenciais.

A simples formatação de um computador ou exclusão de seus dados não garante que as informações foram realmente excluídas ou que não possam ser recuperadas. Para isso existem algumas soluções “Drive Wiper”, que garantem a exclusão efetiva e irreversível das informações.

Deixamos um exemplo simples, utilizando-se de uma ferramenta de mercado chamada CCleaner, de como formatar seu HD ou dispositivo externo de forma segura.

Conte com a RE9 e faça o uso seguro dos seus dispositivos!

 

Deixe seu comentário ou dúvida