Lei Geral de Proteção de Dados

MEDIDA ADMINISTRATIVA – Backup

Por 27 de outubro de 20220, 3 de abril de 2023Nenhum comentário

Diante da visão de segurança da informação, a cópia de segurança é um dos temas mais importantes, senão o mais importante.

Como sabemos não há solução 100% segura, ou seja, quando todas as soluções de segurança implementadas não são suficientes para evitar ou barrar uma ameaça, o Backup é o meio acionado para reestabelecer suas informações.

Um exemplo muito claro disso é o ainda atual Ransonware, o sequestrador de dados. Suas características e comportamento, são um “entrave” para que as soluções de tecnologia e segurança possam detectá-lo e bloqueá-lo. Dessa forma, consideramos que a única solução efetiva anti-ransonware é um backup seguro.

Podemos considerar um backup seguro, uma solução “autônoma”, que não dependa da ação de um profissional para executar, e que aconteça no mínimo diariamente (1x ao dia), com replicação automática para um segundo local remoto, ou seja, fora dos perímetros da empresa ou onde o servidor está instalado.

Como sua implementação é um pouco mais complexa, já que é necessário adotar uma solução de mercado que atenda as características mínimas de segurança, o ideal é contar com o apoio da área de tecnologia para implementação da solução.

Fuja do conhecido backup em HD externo, pois ele nos dá uma falsa sensação de segurança.

Quer saber como implementar uma rotina de backup seguro, entre em contato com a RE9.

Deixe seu comentário ou dúvida