O avanço da tecnologia trouxe consigo muitas vantagens para o mercado, revolucionando o armazenamento e a distribuição de informações dentro de sistemas – que se tornam cada vez mais práticos, com a criação de novos métodos operacionais. A migração para a nuvem, por exemplo, vem sendo uma estratégia muito usada por empresas que buscam modernidade e facilidade.
Nesse artigo, a RE9 te explica 4 dos principais motivos pelos quais a migração para um sistema de nuvem pode ser útil, se tornando uma facilitadora na armazenagem de informações, processos e conteúdos gerais.
Primordialmente, a principal vantagem da migração para a nuvem se dá para um pilar que muitos escritórios buscam: um sistema de segurança simples, mas que ainda apresente uma solução eficaz.
Isso porque, pensando em processos de advocacia, a privacidade e a proteção de dados devem ser especialmente reforçadas: com diretrizes de segurança, as informações de seus clientes devem estar garantidas e armazenadas em um sistema preservado e cuidadoso.
Na nuvem, os backups são automáticos, garantindo acesso às versões anteriores com a possibilidade de restauração. Dificilmente alterações serão perdidas, poupando falhas ocasionais onde há o esquecimento de salvar ou situações onde é preciso trocar de aparelho.
Além disso, no caso de ataques ou acidentes, o conteúdo pode ser facilmente recuperado com o acesso à nuvem, retomando processos sem precisar iniciá-los do zero.
Com funções de compartilhamento e armazenamento na nuvem como o Sharepoint, é possível trabalhar em qualquer lugar – e em qualquer aparelho com acesso à internet. Isso facilita o acesso e a resolução de problemas fora do próprio escritório.
Um exemplo é a possibilidade facilitada de trabalho remoto. Mesmo sem sair de casa, basta um computador com acesso ao Sharepoint – ou à nuvem, propriamente dita – que as pastas com todos os conteúdos ou processos serão facilmente acessadas. Assim como a criação de novos documentos, e a movimentação de arquivos diversos.
Ou seja, a comunicação com a equipe se torna mais viável, ainda que remotamente. Uma estratégia eficaz para escritórios com a ideia de modelo híbrido, ou que precisam se deslocar constantemente, podendo fazer alterações e checar documentos ou informações de quaisquer sejam os lugares.
Em suma, com um sistema integrado à nuvem, o gasto é medido unicamente pelo pacote sugerido, sem a necessidade de diversos sistemas diferentes. Por exemplo, no caso de um plano de Microsoft 360, o escritório terá despesas únicas em um programa geral, que engloba diversas ferramentas já conectadas à nuvem.
Além disso, os sistemas reduzem quase por completo o custo com papéis e impressoras. Num sistema geral de armazenamento de informações, a necessidade de documentos físicos se torna praticamente nula – o que, automaticamente, além de diminuir custos, também é uma maneira eficaz e sustentável de administrar processos.
O gasto com servidores físicos também pode diminuir, já que não serão mais um investimento necessário toda vez que a equipe aumentar. Os sistemas de armazenagem na nuvem acompanham o crescimento linear de empresas e escritórios, permitindo que mais pessoas utilizem o serviço por um preço consideravelmente menor, já que reduzem quase totalmente os gastos com servidores individuais.
Com pastas compartilhadas e segmentadas por clientes ou processos, há maior facilidade na hora de encontrar documentos ou arquivos específicos. Isso, além de otimizar a movimentação e comunicação interna, também é um ponto favorável na hora de interagir e discutir o andamento de demandas com os próprios clientes.
Além disso, é possível fazer a integração com softwares jurídicos, que irão coletar informações diretamente do armazenamento da nuvem. Isso torna todas as informações acessíveis em um único ambiente.
A RE9 traz soluções eficientes de organização e otimização de processos para escritórios jurídicos que buscam eficiência na tecnologia e agilidade. Entre em contato e nos siga no LinkedIn.